Criado em 19-10-2010
www.facebook.com/clube.artfactu

sábado, 10 de novembro de 2012

ARTFACTU 0 TEAM DA ALDEIA 0 - E A VITÓRIA ALI TÃO PERTO

Jogo contra o 3º classificado, Team da Aldeia, com o plantel reforçado, com muitas incidências fora e dentro de campo.
A preparação do jogo começou com as ausências forçadas do Rita, do Peter, do Bruno e do Cardoso, colmatadas com o regresso do António e a chamada, como convidado, do Nuno.
O adversário causava burburinho com a presença de Diego Capel que vinha ver e apoiar o irmão, jogador dos Team da Aldeia.
O Adérito, talvez menos confiante na possibilidades da equipa, optava por iniciar o jogo com o Abreu, o Ricardo e o Flores na defesa, deixando o meio campo entregue ao David e ao estreante e incógnita Nuno e o ataque ao André ficando assim o António de fora da equipa inicial.
Depois a escolha da bola com o árbitro a ceder a uma bola que julgo ser de tamanho de futebol de 11 trazida pelo Capel mais novo e ao jeito do seu pontapé. Mais estranho ainda que num torneio em que as bolas são da marca Puma se jogue com uma bola réplica da Adidas.
Com a envolvência criada e a disposição em campo não entrámos bem na partida a consentir que o adversário tivesse predominância mas com o decorrer do jogo cedo se viu que éramos mais fortes.
Os Team da Aldeia viviam dos remates de longe do Capel, alguns fortíssimos, mas o maior número de jogadas para golo eram nossas.
Pelo meio o árbitro que parece destacado sempre para os nossos jogos, a apitar a tudo o que envolvia grito e queda dos adversários e a ter a primeira decisão complicada logo ao início do jogo.
David ganha a bola ao último defesa isolando-se para a baliza e é agarrado e puxado pelos calções em lance que mereceria apenas o amarelo. Compreendo que não se queira "estragar" o jogo com uma expulsão mas as regras são para cumprir e nós já as sentimos na pele. Mais grave seria ainda o outro defesa do adversário que viu, e bem, o amarelo na 1ª parte por entrada sobre o David já fora de tempo, e que não o impediu de aviar fruta até ao fim do jogo sem ver o 2º amarelo.
A entrada assassina a pés juntos sobre o Ricardo, que lhe valeria a expulsão, levou o árbitro a nem sequer apitar a falta para fugir à questão.
As imagens não mentem e surgirão no resumo do jogo.
Aliás, já na segunda parte, quando exibiu o amarelo a um outro elemento adversário e este o mandou enfiar o cartão no dito cujo o árbitro apenas ameaçou que o expulsava o que não o impediu de continuar a insultar.
O certo é que podemos cometer faltas mas não somos maldosos nem violentos mas dessa fama, inclusive para a organização, parece que não nos livramos.
E não, não necessitamos de Xanax como sugerido, certo é que não vimos qualquer amarelo contra os 4 amarelos do adversário e as expulsões perdoadas.
A 2ª parte trouxe mais do mesmo, mais jogadas de perigo da nossa equipa e mais ocasiões de golo.
o adversário optava por não utilizar os seus jogadores mais idosos e potencialmente mais fracos o que fazia com que os que jogavam começasse a acusar maior desgaste físico.
Contudo, do nosso lado, o Adérito optava igualmente por manter em campo durante os 50m o Ricardo, o Flores e o convidado Nuno, rodando apenas o Abreu, o David e o André com o António e o Pedro, o que fez com que a nossa capacidade física acabasse por não aproveitar a quebra do adversário que já só se limitava a bombear bolas para a nossa área onde morava um seguríssimo Manel.
Jogo de garra e boa capacidade defensiva com o empate a deixar um enorme amargo de boca.

G AD
1 MANEL
6 PEDRO
8 ANTÓNIO
9 JOÃO
11 ANDRE
13 RICARDO
14 FLORES
15 NUNO
18 DAVID
T ADERITO

3 comentários:

  1. Concordo com a crónica e lamento o discurso da organização quando me foi dito para ter mais calma. Pelos vistos só tenho de levar porrada, e neste jogo não foi pouca, e não abrir o bico. Hoje tive muita dificuldade em pegar na minha filha ao colo e ainda bem que uso caneleiras. Jogo duro mas não maldoso e o que se passou neste jogo ultrapassou esses limites, lamentavelmente com a conivência do arbitro (que considero dos melhores do torneio) e da organização. Mas vou recuperar bem e para a semana lá estarei para jogar e ganhar( se for convocado). Somos melhores.

    Abraço,
    David

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão David. Ontem foste o bombo da festa e nem uma única vez reagiste mal ou de forma intempestiva. Não é por seres grande, neste caso em tamanho, que tens de estar sempre a levar porrada. São entradas duras, são pontapés, toques já sem bola, e depois parece que nem sequer nos podemos queixar.

    ResponderEliminar
  3. Caros jogadores do Clube ArtFactu

    Confesso que fiquei triste com o que li. Talvez não tenha sido muito feliz nalgumas afirmações que proferi - e, humildemente, peço desculpa por isso, pese embora nunca tenha tido intenção de vos ofender ou denegrir - mas queria apenas que entendessem a minha posição.

    Não é fácil organizar torneios de futebol, muito menos que estes decorram de forma ordeira e correcta. Atendendo à classificação do fair-play - que não considero, de todo, da treta - podem constatar que apenas aconteceram duas expulsões por vermelho directo, sendo que uma delas foi na origem de uma grande penalidade cometida por um jogador que jogou a bola com o braço quando esta ia a entrar na sua baliza. Para além disso, recordo-me apenas de mais uma expulsão - por acumulação. E estamos a falar de um torneio que já leva mais de 40 jogos realizados. Ou seja, um pouco à semelhança do que tem acontecido em torneios anteriores, penso que ninguém pode dizer que este é um torneio violento.

    O que acontece é que os jogos estão cada vez mais competitivos e não é de todo estranho que, nas duas últimas jornadas, se tenham registado dois empates a zero!

    A competitividade é salutar e a MasterFoot sabe que isso é importante para os seus torneios. Contudo, sabemos também que, por vezes, essa mesma competitividade pode resvalar para alguma dureza ou agressividade, que é isso que pretendemos evitar a todo o custo.

    O que aconteceu no jogo entre a vossa equipa e o Team da Aldeia foi apenas mais um jogo muito equilibrado e disputado do primeiro ao último minuto. Considerei e considero que, porém, o jogo foi mais quezilento do que é costume e daí as minhas palavras. Já percebi que a mensagem que tentei transmitir não foi bem interpretada. Resta-me, uma vez mais, pedir desculpa e aprender mais esta lição. Agora que fique bem claro: em momento algum eu disse que o Clube ArtFactu era uma equipa complicada do ponto de vista disciplinar. Aliás, lembro-me perfeitamente de vos ter dado os parabéns após o jogo que fizeram com a PF Team.

    Quero que saibam que tenho o maior respeito pela vossa equipa, considerando-me até já amigo de muitos de vocês. Isso não invalida que vocês não tenham direito a queixar-se dos árbitros, da bola, da relva, da qualidade da água, etc. Aliás, não me lembro que alguma vez vos tenha dito que não tinham direito a queixar-se ou a reclamarem sempre que o entenderem.

    Parabéns pelo blogue, pelos vídeos, pelo espírito de grupo, pelos equipamentos fantásticos, pela atitude, pela vossa amizade e, já agora, por serem uma verdadeira equipa.

    Aproveito para vos dizer que o vosso próximo jogo é, dia 16, às 21 horas, com os Galácticos.

    Sempre ao vosso dispor, despeço-me com um abraço

    ResponderEliminar