Criado em 19-10-2010
www.facebook.com/clube.artfactu

sábado, 28 de setembro de 2013

ARTFACTU 4 MABIC 2: O POMBO E A AVESTRUZ

No rescaldo da pesada derrota da jornada anterior a equipa apresentou-se sólida e concentrada desde o apito inicial.
Tal postura revelou-se fundamental para o domínio da partida e, desde cedo, a equipa assimilou a sua superioridade na partida.
O golo inicial do David, logo aos 5m, em jogada de insistência do nosso nº 18, não foi surpresa para ninguém, David que marcaria de novo aos 15m, ao receber a bola na área, de costas para a baliza e, num movimento que lhe é típico, a rodar e a rematar para o 2-0.
Sempre com o terceiro golo mais próximo de surgir, incrível a perdida de cabeça do Cardoso entre outros lances, surgiria, curiosamente, o pior momento da equipa no jogo quando, na ânsia do 3-0, a equipa perdeu várias vezes a bola no meio-campo em transições ofensivas precipitadas e, numa delas, contra a corrente do jogo, os Mabic reduziriam para 2-1.
Para a segunda parte a equipa rectificou os erros da primeira e veio preparada para a reacção dos Mabic em busca do golo do empate.
Não vinha era preparada para um árbitro em postura de avestruz que, além de uma área de movimentação reduzida ao centro do campo mexendo-se o menos possível, adoptou a postura dessa ave dado parecer enfiar a cabeça na areia tal a forma como não via qualquer falta.
Aproveitou um Pombo, que usou e abusou das faltas para ganhar bola e posição perante a passividade de quem tinha o dever de deixar o jogo resvalar para o que veio a acontecer.
Pelo meio Ricardo assistiria para Cardoso fulminar para o 3-1 num saudado regresso aos golos, os Mabic reduziriam para 3-2 num lance precedido de mais uma falta do 7 adversário, num auto-golo forçado de Pedro e surgiria ainda o melhor lance da partida numa arrancada imparável de Ricardo que ultrapassou todos os adversários que lhe surgiram, guarda-redes incluído, fazendo o 4-2.
Se o jogo já estava alterado com o lascismo do árbitro quanto às faltas do Pombo, algumas já sem ser em disputa de bola como uma entrada fora de tempo ao Manel, viria o caldo a entornar-se quando esse mesmo jogador, sempre ele, cometeu uma agressão cobarde a pontapé ao Bruno em lance sem bola sequer já em disputa.
Apesar de ter acontecido a 1 metro do árbitro e de este ter visto, conforme admitiu, mais uma vez optou por ignorar gerando uma onda de revolta onde Cardoso efectivamente se excedeu e acabou expulso.
Com o agressor em campo e a nossa equipa reduzida a seis, os minutos finais devolveram concentração, e raça nascida da raiva, à nossa equipa que controlou os acontecimentos não dando hipóteses aos Mabic de alterarem o resultado.
Boa vitória da equipa num jogo manchado por uma arbitragem deplorável só ao nível da postura do capitão dos Mabic cuja conduta nada tem a ver com a dos restantes elementos da sua equipa.





3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Queria começar por apresentar as minhas desculpas a toda a equipa pela minha expulsão. Sei que me excedi em demasia, mas quando terceiros usam e abusam de “erros” conscientes e/ou premeditados, não me peçam para ficar calado!! Principalmente quando toca à minha equipa e ao meu grupo de amigos.
    O que se passou foi mesmo à minha frente, não preciso das imagens, nem que me contem, EU VI. E o que vi foi o capitão da equipa adversária AGREDIR o Bruno. Não foi uma falta normal, nem um toque sem qualquer intenção, foi uma agressão INTENCIONAL e grave, que uma tal gorda figura de verde com um apito na boca VIU e não quis assinalar. Repito NÃO QUIS!! E foi isso mesmo que eu lhe disse na cara!
    Uma falta com um toque subtil, um encosto mais viril, mas com o jogo a decorrer, um “choramingar” por uma falta mais exaltado, tudo isso faz parte de um jogo de futebol e todos nós usamos essas “técnicas”. Agora uma agressão flagrante e à vista de todos NÃO. Com isto não posso pactuar.
    Podem dizer que a nossa equipa joga viril e que já teve vários jogadores expulsos nestes torneios, mas nenhum por agressão (mão na bola quando ia entrar na baliza, falta com jogador isolado, duplo amarelo…), mas devem também dizer que joga LEAL, no entanto já tivemos um jogador nosso no hospital e somos constantemente alvo de duras entradas dos nossos adversários, que passam incólumes e impunes aos olhos de árbitros e responsáveis.
    Relembro, para os mais desatentos, que não fomos, não somos e nunca seremos exímios jogadores de futebol, mas somos AMIGOS que pagam para jogar e se divertir e que não gostamos quando terceiros, que recebem o nosso dinheiro, nos estragam deliberadamente o divertimento e ainda nos castigam por isso.
    Ao Sr. Marco Pombo, capitão da equipa adversária e leitor assíduo deste bloguezinho, deixo-lhe 2 desafios:
    1. Que se retrate e peça desculpa por aquilo que fez, e que negou até à exaustão, para que a sua intencionalidade no lance de 15 de Março passado não seja posta em causa!
    2. Que nos indique o endereço do seu BLOG, cujos conteúdos merecerão certamente uma leitura atenta
    À restante equipa dos A.C.Mabic, os meus parabéns pela postura dentro e fora de campo.
    Fiquem em PAS
    CardoSo #17

    ResponderEliminar
  2. Sou dos que tem defendido, e continuarei sempre a fazê-lo, de que temos todos de contribuir para um bom ambiente e, para isso, abstermo-nos de comportamentos, atitudes ou discussões com árbitros e adversários.
    Contudo nem sempre tal é possível e eu mesmo senti a revolta com a passividade e indiferença do árbitro que, com essa atitude, contribuiu para o descambar que se verificou.
    Por isso sou o primeiro a concordar, compreender e apoiar com tudo o que o Cardoso aqui escreveu.
    Enquanto a nós cada jogo custa 65€ o árbitro está a ser pago. Tem obrigação de se mexer um pouco mais, de estar mais atento ao jogo e fazer uso dos cartões a tempo antes de o jogo resvalar para situações já fora do controlo dele.
    É um escândalo num jogo em que uma ave, que nem sequer é rara, chega ao final sem sequer um amarelo e quem protesta é que acaba expulso por não conter a sua indignação.
    Por isso subscrevo por inteiro o comentário do Cardoso.

    ResponderEliminar
  3. ...nada a acrescentar!!!

    ResponderEliminar